.

.

.

.

.

.

.

.

quarta-feira, 2 de março de 2011

O precioso Crème brulée

Desculpa este meu tempo de sem novas postagens, mais precisei cuidar de alguns assuntos antes do carnaval e fiquei sem tempo.
Como havia prometido, chegou o dia de dar a receita original do Crème Brulée. Não se espantem com a simplicidade da receita, ela de fato é assim mesmo. Porém é preciso seguir tudo a risca para que fique perfeita, e quando digo tudo a risca significa que há muitos detalhes que podem fazer esta receita dar errado.


600 ml de creme de leite fresco
4 gemas grandes (ovos extra), bem batidas
90g de açúcar refinado peneirado


Leve o creme ao fogo e deixe-o ferver por 30 segundos. Despeje-o imediatamente sobre as gemas e bata-os juntos. (Nesse ponto , embora a receita original não mencione, eu costumo levar a panela de volta ao fogo e cozinhar a mistura sem deixá-la ferver, até que engrosse e pegue na colher). Despeje essa mistura em pequenos refratários que suportem calor e deixe-os na geladeira até o dia seguinte.


Este descanso é importante para que a textura seja alcançada, não dá pra fazer no mesmo dia.


Duas horas antes de servir, espalhe sobre o creme gelado uma camada uniforme de açúcar e coloque-o no grill à temperatura máxima. O açúcar vai cristalizar, formando uma camada caramelizada.


Para quem tem o maçarico, você pode finalizar a receita pouco antes de servir. Use açúcar de baunilha para conseguir um efeito diferente, não coloque muito açúcar para não adoçar demais. Use frutas vermelhas frescas sobre o creme, o contraste é fantástico. Enfim, bom appetit!


Nenhum comentário:

Postar um comentário