.

.

.

.

.

.

.

.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Amuse Bouche: Uma invenção constante!

Cada vez mais tenho pensado em ter meu próprio restaurante, e gerir um cardápio totalmente voltado para a cozinha em que acredito. Um dos desafios do Chef é descobrir qual é a sua cozinha. Essa informação define o Chef, o estilo, e a sua assinatura pessoal. A grande maioria dos chefs não tem assinatura pessoal e isso é um pecado. É justamente a assinatura pessoal que o torna significativo.
Mas não só chefs tem assinatura pessoal, conheço muitas cozinheiras(os) amadoras (es) que sabem muito bem do que estou falando. Minha avó, matriarca de minha família é um belo exemplo do que estou falando. Sua comida tem um toque que é só dela, e é muito fácil de se reconhecer.
Voltando ao estabelecimento em que desejo ter, decidi que será um bistro. Pequeno, pontual, minimalista, com bastante comfort food, umas pitadas de brasilidade, funcionamento apenas 4 dias por semana e com a dimensão ideal para que eu possa atender aos mais diversos paladares. 
Como sou ligada aos pormenores, algo que não faltará ao bistro será os amuse bouche.
Pequenas bocadas oferecidas como aperitivo, feito pelo chef, como forma de aguçar o paladar e de mostrar do que ele é capaz.
O amuse bouche não é pedido pelo cliente, e sim uma oferta da casa. Aqui deixarei para vocês um dos meus prediletos.


Blinis de camarão ao vapor com guacamole e chutney de manga

Apesar de não dar a receita, seu título em si já permite a execução do mesmo. 
Nota: o amuse bouche deve ser pequeno o suficiente para se comer de uma bocada só.

Mais há uma receita bem prática, que pode ser feita em casa.


Crostini de parma com queijo mascarpone ao pesto.


Pegue um pão de forma de sua preferência, e com um cortador de biscoito ou aro redondo, corte rodelas pequenas. Pegue um alho e passe suavemente sobre as rodelas e leve ao forna para torrar. Use um pouco de azeite de oliva.
Após as torradas prontas, passe queijo mascarpone (ou cream cheese se preferir), coloque um pouco de molho pesto (receita no blog) e uma lâmina de parma bem fina. Sirva imediatamente para que a torrada não ganhe umidade.


Bom apettit

Nenhum comentário:

Postar um comentário