.

.

.

.

.

.

.

.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Arroz de Hauçá - Um prato realmente africano!

Alguns pratos legitimamente africanos se perderam na culinária baiana. Muitos pratos se perdem porque receitas não são passadas adiante, porque há uma mudança na visão da receita, ou simplesmente porque elas não foram adequadas aos novos tempos.

Uma receita muito falada, mas nem um pouco encontrada, é o Arroz de Hauçá. Particulamente a receita original, é para mim muito pesada e com um sabor nada agradável. Uma vez que a carne seca com o molho de camarão seco é quase que um choque de sabores. Mas quando utilizamos pouca quantidade de dendê e trocamos o camarão seco por camarão fresco, a receita ganha os ares dos novos tempos.
Gastronomia é assim, mutável. Estamos numa fase de sabores mais suaves, com texturas e nuances provocativas, que nos convidam a experimentar.
Bom, segue a receita original, e fica para os leitores as dicas para tentar o prato com outra variação.

Ingredientes:
4 dentes de alho picado
5 colheres (sopa) de óleo
4 xícaras de arroz lavado e escorrido
1 1/2 xícara de leite de coco (use o leite de coco fresco, o sabor é outro)
6 xícaras de água
Sal a gosto
1/2 xícara de óleo
700gr de carne seca já desfiada
500g de cebolas cortadas em rodelas finas
3 dentes de alho amassados.
Ingredientes para o Molho:
1xícara de azeite-de-dendê
2 cebolas grandes picadas
1,5 kg de camarões secos, sem casca.
Modo de preparo:
Na véspera, corte o charque em tiras finas, coloque numa tigela, cubra com água fria e deixe de molho durante a noite.
No dia seguinte, escorra o charque, coloque numa panela, cubra com água, leve ao fogo e continue o cozimento até a carne ficar macia. Tire do fogo, escorra, desfie e reserve.
Numa panela, coloque o alho picado e as 5 colheres (sopa) de óleo, leve ao fogo médio e deixe dourar, junte o arroz e cozinhe por alguns minutos, mexendo sempre.
Acrescente leite de coco, água, sal a gosto, misture, deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe, com a panela parcialmente tampada, até o arroz ficar macio, mexendo de vez em quando para que fique um pouco grudado.
Enquanto o arroz cozinha, prepare o molho: numa frigideira, coloque o dendê e aqueça em fogo médio, junte a cebola picada e cozinhe até ficar macia.
Acrescente os camarões, misture, tampe a panela e cozinhe em fogo brando, juntando água aos poucos, se necessário, até os camarões ficarem macios.
Tire do fogo e reserve.
Prepare o charque: numa frigideira grande, coloque a 1/2 xícara de óleo, as rodelas de cebola e alho amassado, leve ao fogo alto e frite, mexendo até a cebola dourar.
Com uma escumadeira, passe a cebola para uma travessa, acrescente o charque aos poucos à frigideira, frite até dourar, volte a cebola e misture.
Distribua o arroz na borda de um prato de servir redondo, coloque a carne com cebola no centro e, por cima do arroz, distribua um pouco do molho.
Leve à mesa com o molho restante à parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário