Bom, mas afinal o que é Ragu?!!!! Para os que acompanham os concursos culinários na tv, estão acostumado a ver esta receita ser executada de diversas formas.
Em geral, o ragu é um molho de carne acrescido de vinho, existem inúmeras variações: vinho branco, vinho tinto, tipo da carne, etc. Mas numa coisa é unânime, o ragu vai muito bem com massas.
Segue uma variação bem legal que é o tão famoso Ragu de cordeiro.
- 1kg de carne de cordeiro a sua escolha (pernil é muito bom) cortado em pedaços de 1,5cm
- 100 g de pancetta defumada (bacon se preferir)
- 2 cebolas médias . 305 g
- 1 cenoura média . 160 g
- 2 talos de salsão . 150 g
- 1 alho-poró médio . 165 g
- 4 ramos de tomilho . 3 g (pode ser em pó)
- 6 folhas de sálvia . 1 g (o mesmo vale para a sálvia)
- 5 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 xícara (chá) de vinho branco . 240 ml
- 5 xícaras (chá) de caldo de carne caseiro (é muito importante usar o caldo de carne para dar gosto)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Descasque as cebolas, lave-as e corte em pedaços pequenos. Raspe a casca da cenoura, lave-a e corte em pedaços pequenos. Limpe os talos de salsão, despreze as folhas, lave-os e corte em pedaços pequenos. Tire as folhas mais duras do alho-poró, lave o talo e corte em rodelas bem finas. Limpe o tomilho e a sálvia, deixe somente as folhas, lave-os e pique em pedaços pequenos. Reserve.
- Coloque em uma panela de ferro fundido o azeite de oliva e a pancetta. Leve ao fogo e frite, mexendo de vez em quando, por 3 minutos ou até começar a dourar a pancetta. Incorpore o cordeiro e frite-o, mexendo de vez em quando, por mais 18 minutos ou até a a carne dourar levemente.
- Junte as cebolas, a cenoura, o salsão e o alho-poró. Refogue, mexendo de vez em quando, por 10 minutos ou até os legumes ficarem crocantes. Adicione as ervas, o vinho, o sal e a pimenta-do-reino. Cozinhe, mexendo de vez em quando, por 7 minutos ou até o volume reduzir pela metade.
- Incorpore a metade caldo de carne, abaixe o fogo (o máximo que puder) e tampe a panela. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por 3 horas e 30 minutos ou até obter um ragu bem consistente. Durante este tempo vá adicionando, aos poucos, o restante do caldo de carne. Acerte o sal e retire do fogo.
Tente esta receita com outros tipos de carne como a alcatra, fica muito bom, se preferir para a alcatra use vinho tinto.
Bom apettit!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário