Bom, vamos dar inicio ao Blog e sair das apresentações.
Com Foie Gras com Dendê (mistura que seria inconcebível) vem o desafio de fazer uma culinária francesa com jeitinho e ingredientes regionais, sem com isso perder as técnicas de preparo e suas características principais. Não se trata de falar de outra culinária, ou de adentrar no campo da culinária contemporânea (ainda que nos dias atuais seja impossível não falar dela), mas em si de buscar a culinária francesa, mestra de todas as outras, em sua raíz e mostrar o quão fantástica será utilizá-la no dia a dia.
Então para começarmos com o pé direito é preciso esclarecer alguns termos e para isso iremos construir um pequeno glossário, realizado por etapas de acordo com a construção do Blog.
FOIE GRAS - Fígado gordo de pato ou ganso criado com alimentação especial, mais suave e amanteigado que os fígados de pato e ganso normais. É uma das maiores iguarias francesas. Sua forma mais nobre de ser servida é ele inteiro (foie gras entier) que pode ser cuit (cozido) mi-cuit (semi-cozido) ou frais (fresco).
DENDÊ - azeite extraido do fruto da palmeira dendezeiro, é essencial ao preparo das culinária afro-brasileira.
CULINÁRIA FRANCESA - Culinária originada na França,com pratos variados e ao contrário do que muitos pensam, bastante diversificada. Para compreendê-la melhor vamos conceituar suas divisões.
- Cozinha Burguesa: pratos clássicos que não inclui os regionais, com técnicas elaboradas e ingredientes nobres. Esta seria a culinária francesa de que as pessoas normalmente associam, porém está é uma culinária de datas especiais. Também é conhecida como alta cozinha pela complexidade de seus preparos e refinamentos de seus pratos.
- Cozinha regional ou cuisine du terroir: onde se encontra a cozinha camponesa, regional, que privilegia a alta qualidade dos produtos. Esteticamente difere muito da cozinha francesa que se encontra nos restaurantes.
- Nova cozinha ou novelle cuisine: influenciada por Paul Bocuse, e uma reação a cozinha tradicional francesa, teve influencia também de vários estilos mundiais, principalmente da ásia, é mais leve e rápida. Se caracteriza bela beleza de sua apresentação, e refinamento.
GASTRONOMIA CONTEMPORÂNEA - Abriga tendências que utilizam ingredientes de culinárias diferentes e misturam sabores e técnicas de cocção, a ponto de não se saber a que região, ou culinária, atribuir o prato. É também rótulo dos que criam e recriam receitas, sem apego a cânones rígidos, dando asas à imaginação, agindo com liberdade mas responsavelmente, com muito respeito aos sabores e propriedades originais dos alimentos.
GASTRONOMIA - A gastronomia é um ramo que abrange as culinárias, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados. Um gastrônomo (gourmet, em francês) pode ser um cozinehiro, mas pode igualmente ser uma pessoa que se preocupa com o refinamento da alimentação, incluindo não só a forma como os alimentos são preparados, mas também como são apresentados.
Olá Emanuele Ribeiro,
ResponderExcluirFiquei interessado ao saber que você da consultoria e gostaria de ter mais informações
a respeito do seu trabalho.
Obrigado.
Atenciosamente,
Gilvan Mercado
email gmr77@msn.com
Gilvan, obrigada pelo contato. Envie a resposta para o seu email. Abraço.
ResponderExcluirBoa noite, não recebi o teu email.
ResponderExcluirPor gentileza você poderia enviar novamente?
Obrigado
Atenciosamente
Gilvan Mercado